Notícias

Notícias

09/11/2017 - TRT/AL realiza nesta sexta cerimônia de entrega da Comenda Ministro Silvério de Araújo Jorge

TRT/AL realiza nesta sexta cerimônia de entrega da Comenda Ministro Silvério de Araújo Jorge

Nesta sexta-feira (10.11), o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) homenageará, em sessão solene, 29 personalidades com a  Comenda da Ordem do Mérito Ministro Silvério Fernandes de Araújo Jorge. O evento será  realizado no Fórum Pontes de Miranda, sede do TRT/AL, a partir das 17h.

A homenagem, realizada a cada dois anos, foi criada pelo Regional Trabalhista de Alagoas com a finalidade de agraciar juristas e personalidades nacionais e estrangeiras que se destacaram por suas atividades em prol da Justiça do Trabalho, bem como servidores públicos por méritos funcionais.

 A lista das personalidades agraciadas foi aprovada em sessão ordinária realizada pelo Pleno do Tribunal  no último dia 31 de agosto. A homenagem contempla três categorias: Grã-Cruz, Mérito Ouro e Mérito Prata.  

No grau Grã-Cruz, serão homenageados a ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Delaíde Alves Miranda Arantes; o desembargador Presidente do TRT da 2ª Região, Wilson Fernandes; a desembargadora presidente do TRT da 5ª Região, Maria Adna Aguiar do Nascimento; o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury; a deputada estadual por Alagoas, Jó Pereira; o juiz do Trabalho aposentado do TRT da 6ª Região, Theodomiro Romeiro dos Santos; o secretário de Saúde do Estado de Alagoas, Carlos Christian Reis Teixeira; o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (seccional Alagoas), Ednaldo Maiorano de Lima; a artista plástica Maria Verônica Rodrigues Calheiros; o médico Paulo César Pereira Valões e o empresário José Hipólito Correia Costa.

Os agraciados no grau Mérito Ouro são os juízes do TRT/AL, Luiz Sávio de Lima Gazzanéo (titular da 2ª VT de União dos Palmares) e Kassandra Nataly de Andrade Carvalho Lima (substituta); a juíza de Direito titular da 28ª Vara Cível da Infância e Juventude da Comarca de Maceió/AL, Maria Lúcia de Fátima Barbosa Pirauá; os advogados Luciano André Costa de Almeida e Ednaldo Balbino da Silva (in memoriam); o industrial José Carlos Correia Maranhão; o professor da Universidade Federal de Alagoas, Osvaldo Batista Acioly Maciel; a auditora Fiscal do Trabalho, Railene Cunha Gomes e o médico Manoel Álvaro de Freitas Lins Neto.

No grau Mérito Prata, os homenageados são os servidores do TRT/AL, Diógenes de Macedo Veras, Frederico Guilherme de Oliveira Gomes, Mônica Maria do Rêgo Raposo, Márcia Cristina Leite de Oliveira e Fabrício Rosa Maciel Barbosa. Também integram a lista o advogado Adriano Costa Avelino; o coordenador do Mosteiro Discípulo Amado, irmão João Batista; o presidente do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas, Nestor Silva Powell, e a educadora Rubiane Sousa.

Comenda - A Comenda foi criada no dia 02 de junho de 1993 - ano do centenário de morte do ministro Silvério Fernandes de Araújo Jorge - autoridade escolhida pelo TRT/AL para dar nome ao evento por conta de sua brilhante trajetória profissional e dos seus relevantes serviços prestados à magistratura. O ministro nasceu em Maceió no dia 17 de julho de 1817. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Academia Jurídica de São Paulo. Foi nomeado promotor público de Maceió, exercendo a função até 1845. Foi juiz municipal e de órfãos nas cidades de Penedo, Traipu e Maceió entre 1848 e 1850. Em julho de 1868, foi nomeado 1º vice-presidente da Província das Alagoas, assumindo a presidência no dia 27 de julho de mesmo ano. Em junho de 1872, foi nomeado desembargador do Tribunal de Relação do Maranhão. Foi nomeado ministro do então Supremo Tribunal de Justiça no dia 23 de fevereiro de 1887.

 

  © 2017 - Todos os direitos reservados - Versão V.1.1.0 - 14/11/2017