Notícias

Notícias

13/11/2017 - Magistrados, servidores e advogados recebem informações sobre o uso da ferramenta CLE

Magistrados, servidores e advogados recebem informações sobre o uso da ferramenta CLE

No último dia 10 de novembro, a Presidência do TRT/AL realizou, no auditório da Escola Judicial,  reunião de trabalho para tratar da conversão dos processos físicos das Varas da Capital e da VT de Arapiraca para processo digital, por meio do Cadastramento de Liquidação e Execução (CLE).  O evento foi direcionado a magistrados, servidores e advogados representantes de associações. Na abertura das atividades, o presidente do Tribunal, desembargador Pedro Inácio da Silva, ressaltou a importância da iniciativa.

"Podemos dizer que se trata de um sistema vitorioso, porque passa todos os processos para o módulo digital. Por isso, o Tribunal entendeu que é muito relevante reunir juízes, advogados, bem como  assistentes de juízes e de diretores neste encontro, visto que todos têm um papel importante em relação ao processo", avaliou.

A apresentação foi conduzida pelo  juiz Firmo Ferreira Leal Neto, gestor do Projeto no TRT/BA, e pela servidora Madalena Oliveira de Brito Cunha, gerente do Projeto naquele Regional. Na ocasião, eles explicaram o  “modus operandi” utilizado para alavancar o processo de conversão nas Varas do Trabalho.

Na reunião, o desembargador Pedro Inácio destacou que a migração dos processos físicos para o meio eletrônico cumpre a Resolução nº 185/2017 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Segundo ele, a intenção é converter todos os mais de 40 mil processos em papel até o mês de junho de 2018.  

A 5ª Unidade Trabalhista de Maceió é a Vara Piloto do projeto e será a primeira de Alagoas a ter todos os processos convertidos para o meio eletrônico. Desde o dia 6 de novembro foi iniciada a migração na Unidade, estando com seus prazos suspensos até o dia 1º de dezembro (com exceção das audiências e pagamentos agendados, serviços que não foram interrompidos). A partir de fevereiro, os trabalhos terão continuidade em outras Varas e a previsão é que os serviços sejam concluídos  até o mês de junho de 2018.

JTe - Na oportunidade, Firmo Leal também falou sobre o aplicativo JTe, que permite o acompanhamento da movimentação processual, o acesso ao seu histórico, a visualização de sentenças e outros documentos de cada ação, além da consulta de notícias relacionadas ao funcionamento da  Justiça do Trabalho. A ferramenta também possibilita a emissão e a visualização de boletos para pagamentos e tem conexão direta com a Caixa Econômica Federal.

"Além disso, o usuário pode verificar jurisprudências,  pautas de audiências e sessões, entre outras comodidades. Com o JTe, as partes estão começando a negociar com duas ou três semanas de antecedência",  observou Firmo.

Os advogados presentes foram Carlos Henrique Barbosa de Sampaio, presidente da  Associação dos Advogados Trabalhistas de Alagoas (AATAL); Marcelo Vieira, presidente do Sindicato dos Advogados de Alagoas; Agamenon Conde, representando a OAB/AL e Felipe Cavalcante.

 

 

 

Galeria de imagens

  © 2017 - Todos os direitos reservados - Versão V.1.1.0 - 14/11/2017