Site TRT 19ª Região - TRT/AL moderniza Data Center com novo Centro de Operações

Notícias

Notícias

09/03/2018 - TRT/AL moderniza Data Center com novo Centro de Operações

TRT/AL moderniza Data Center com novo Centro de Operações

Já está em funcionamento no Data Center do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) o novo Centro de Operações, responsável pelo monitoramento de toda a infraestrutura de dados e comunicação de informática. O Centro de Operações foi instalado no mesmo ambiente da Sala-Cofre, espaço que abriga todos os equipamentos que armazenam dados eletrônicos do Regional trabalhista, desde processos administrativos aos relacionados ao Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Na manhã da última quinta-feira (08.03), o presidente do TRT/AL, desembargador Pedro Inácio da Silva, visitou o local, considerado um dos mais seguros do Estado. Inaugurada em dezembro de 2014, a Sala-Cofre do TRT/AL é um ambiente que possui um alto nível de segurança, sendo testado e auditado periodicamente seguindo os critérios da norma ABNT NBR 15247, o que garante sua proteção contra diversas ameaças físicas, como fogo, gases nocivos, pó, umidade, calor e acesso indevido, entre outros. Atualmente em Alagoas, somente a Secretaria de Finanças do município de Maceió e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) possuem ambientes com estrutura semelhante de proteção de dados de informática. 

Já o Centro de Operações permite à equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) monitorar a ocorrência de incidentes na infraestrutura de dados e comunicação, verificando performance dos sistemas de internet e comunicação entre as varas do interior e capital e possibilitando resposta imediata para garantir disponibilidade do serviço.

Segundo o secretário de Informática do TRT/AL, João Luiz Araújo, recentemente o Tribunal firmou contrato com uma segunda empresa provedora de serviço de internet, o que vem permitindo a chamada redundância de links. "Uma das principais causas de indisponibilidade do PJe era justamente a queda no fornecimento do serviço de internet. Com a contratação de duas empresas, além do aumento de performance obtido pelo funcionamento simultâneo das operadoras, o acesso à internet não é interrompido quando ocorre falha em um dos links.", explicou.

 Para o desembargador Pedro Inácio, todo o investimento feito na estrutura e equipamentos do Data Center, demonstra a preocupação do TRT/AL com a segurança e disponibilidade do serviço prestado aos jurisdicionados. "Esse ambiente diferenciado por sua alta tecnologia e segurança reflete a visão estratégica do nosso Tribunal, que espera ser reconhecido pela credibilidade, excelência e celeridade na atuação jurisdicional", complementou.
 

Galeria de imagens

FaceBook
  © Versão V.1.15 - 03/07/2018